На этой странице Вы можете получить подробный анализ слова или словосочетания, произведенный с помощью лучшей на сегодняшний день технологии искусственного интеллекта:
República das Ilhas Maurícias (português europeu) ou Maurício (português brasileiro) (em inglês Mauritius, em francês Maurice, em crioulo mauriciano Moris), oficialmente República das Ilhas Maurícias ou República de Maurício (em inglês: Republic of Mauritius, em francês République de Maurice, em crioulo mauriciano Repiblik Moris), é um país insular do oceano Índico, a cerca de 2 mil km da costa sudeste do continente africano. O país inclui as ilhas Maurícia e Rodrigues, a 560 km a leste da ilha Maurícia, e as ilhas exteriores (Agalega e as ilhas de São Brandão, conhecidas também como "Cargados Carajos"). O país também reivindica o Arquipélago de Chagos, que faz parte do Território Britânico do Oceano Índico, e também reivindica a ilha de Tromelin, que faz parte das Terras Austrais e Antárticas Francesas. As ilhas Maurícia e Rodrigues fazem parte das Ilhas Mascarenhas, junto com a vizinha Reunião, um departamento ultramarino francês. A área do país é de 2 040 km². A capital e maior cidade é Porto Luís. O país é membro da Comunidade das Nações, da Francofonia e da União Africana.
Anteriormente uma colónia neerlandesa (1638–1710) e uma colónia francesa (1715–1810), as Ilhas Maurícias tornaram-se uma possessão colonial britânica em 1810 e assim permaneceram até 1968, ano em que adquiriram a independência. A colónia da Coroa Britânica de Maurício integrou os territórios atuais das Ilhas Maurícia, Rodrigues, as ilhas exteriores de Agalega, São Brandão, Arquipélago de Chagos e Seicheles. Em 1903 foi criada a colônia de Seicheles e em 1965 o arquipélago de Chagos tornou-se uma entidade separada. A soberania sobre o arquipélago de Chagos é disputada entre Maurício e o Reino Unido. O Reino Unido extirpou o arquipélago do território mauriciano em 1965, três anos antes da independência de Maurício. O Reino Unido gradualmente despovoou o arquipélago e arrendou a ilha principal, Diego Garcia, aos Estados Unidos. O acesso ao arquipélago é proibido a turistas ocasionais, os media e os seus antigos habitantes. As Maurícias também reivindicam a soberania sobre a ilha de Tromelin á França.
O povo mauriciano é multiétnico, multirreligioso, multicultural e multilíngue. O governo da ilha segue o sistema parlamentarista de Westminster, o país é altamente classificadas em democracia, em liberdade económica e política. O Índice de Desenvolvimento Humano de Maurícia é o mais alto da África. A Maurícia é conhecida pela sua flora e fauna variadas, com muitas espécies endémicas da ilha. A ilha é amplamente conhecida como a única casa conhecida do dodô, que, juntamente com várias outras espécies de aves, foi extinta por atividades humanas relativamente pouco depois do assentamento da ilha. Maurícia é o único país da África onde o hinduísmo é a religião mais praticada. A administração usa o inglês como idioma principal, embora não haja uma língua oficial definido e sejam também usados pela população o francês, o inglês e o crioulo mauriciano.